segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conselhos para a prática das moxas


1 - Antes de um tratamento por Moxabustão, deve-se preparar psicologicamente o paciente, para fazê-lo aceitar a eventualidade de uma dor causada pelo calor.
2 - O doente deve ser instalado o mais confortavelmente possível, para que possa, sem cansaço, manter-se na mesma posição durante todo o decorrer do tratamento.
3 - Os pontos utilizados para a Moxabustão são os mesmos que servem para acupuntura, mas a Moxabustão tem a vantagem de provocar no doente uma sensação de descanso e bem-estar.
4 - Com as Moxas Diretas, o efeito é imediato e a ação terapêutica persiste por muito tempo, enquanto que com as Moxas Indiretas o efeito é mais tardio e a duração da ação é mais curta, sobretudo para as praticadas com o bastão de artemísia.
5 - As Moxas serão, no início, aplicadas nos membros superiores e, em seguida, nos inferiores. O tórax e o adbômen são tratados antes das costas e da lombar.
6 - A duração da Moxabustão e o número de Moxas são maiores para a lombar, costa e abdômen, que para o tórax e os membros. O número será ainda mais reduzido para a cabeça e o pescoço. (Seqüência de Aplicação - Escola Japonesa).
7 - Se a Moxabustão tiver que ser associada a uma punctura, deve-se primeiro, inserir e manipular a agulha e depois de extraída, praticar a Moxabustão. Pode-se, igualmente, depois de se ter agulhado e manipulado, fazer queimar uma Moxa sobre a agulha antes de retirá-la (ut infra agulha quente, parte II, cap. 2).
8 - Quando a doença é recente e o organismo ainda resiste, devem-se fazer muitas Moxas e depois reduzir o seu número, pouco a pouco, conforme a melhora. Quando a doença é crônica e o organismo está debilitado, deve-se diminuir o número de Moxas e, em seguida, aumentar quando a doença evoluir favoravelmente.
9 - Pode-se aumentar o número de Moxas para os pacientes jovens e vigorosos. Deve-se diminuir no caso de pessoas idosas e no caso de crianças. Deve-se aumentar o número de Moxas nas síndromes Vazio, Frio, no inverno e nas regiões frias.

EFEITOS DA MOXABUSTÃO
A Moxabustão tem tendência para mobilizar rapidamente o Ch’i. Dessa forma:
• Num caso de debilidade de Yang, com arrepios, transpiração, atordoamento, as Moxas sobre Qihai (RM6) ou Guanyuan (RM4) permitem levar energia ao Centro.
• Num caso de Fogo Vazio, que tem tendência a subir, pode-se fazer descer novamente o Yang, aplicando-se Moxas sobre Qihai (RM6), Guanyuan (RM4) ou sobre as pernas.
• Nos casos de hipertensão arterial, as Moxas aplicadas sobre Susanli E36 (antes usar agulha nos pontos Yinizantes como PC6 e BP4 e/ou R6) ou Fenglong (E40) permitem diminuir a pressão arterial.
• Nos casos de atordoamento por Vazio na cabeça, podem-se fazer Moxas sobre Bahui (DM20). Mas, se os atordoamentos resultam de uma Plenitude ou de um Vento ruim, a Moxa sobre Bahui pode agravar os sintomas, acrescentando-se a febre e as cefálias.
Nesse caso, para restabelecer o equilíbrio, será necessário, em caráter de urgência, praticar Moxas sobre pontos situados na parte inferior do corpo (ex.: R3, R7 e R10).
• As Moxas sobre o umbigo são muito eficazes para tonificar o Ch’i, mas seu abuso pode provocar perturbações do sono. Dessa forma, será necessário ser prudente no emprego da Moxas em jovens. A partir de 40 anos, pode-se fazer um tratamento por ano e dois após os cinqüenta anos.
As Moxas feitas sobre o umbigo aumentam a energia na parte superior do corpo. Quando a constituição do paciente faz com que sua energia suba, as Moxas podem agravar essa tendência, e isso, mais ainda quando o ponto escolhido está situado mais para cima. Para dissimular esse risco, pode-se fazer Moxa nos pontos de baixo, por exemplo:
Taixi (R 3), Fuliu (R 7), Yingu (R 10).
Quando as Moxas são utilizadas abaixo do umbigo, deve-se equilibrar a parte inferior do corpo, mas nesse caso, os pontos previamente escolhidos são somente agulhados.
Após o tratamento por Moxabustão:
O paciente deve beber com moderação e evitar os legumes e frutas cruas, os alimentos gordurosos e o álcool. Além disso, deve-se abster de relações sexuais, manter o espírito calmo e não tomar frio.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...